UBUNTU 11.10 - Oneiric Ocelot - Faça o download agora!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Qualidade dos cursos e-Learning

 

1. Sumário Executivo

O objetivo desta pesquisa foi identificar as principais exigências das organizações com relação à qualidade dos cursos desenvolvidos por fornecedores nacionais de conteúdo e-Learning. Foi realizado um levantamento quantitativo no mês de setembro de 2011 através do portal Learning & Performance Brasil.

Na fase inicial, a pesquisa buscou saber qual a opinião dos profissionais com relação à qualidade dos cursos desenvolvidos no formato e-Learning por empresas nacionais especialistas no assunto e o que poderia ser melhorado.

O resultado mostra que 57% dos participantes acham boa a qualidade dos cursos no formato e-Learning, enquanto 22% consideram regular e 16% consideram ótima. Quando questionados sobre o que poderia ser melhorado, 52% dos pesquisados indicaram os aspectos didáticos (recursos motivacionais, carga informacional, etc.). A opção "Maior utilização de recursos multimídia foi apontada por 20%, enquanto as características da interface (meios disponíveis para conduzir o usuário, conservação da interface em diferentes contextos, help online, etc.) foram apontadas por 18% dos profissionais.

As organizações foram questionadas sobre qual seria o comportamento delas caso um fornecedor de e-Learning falasse que a utilização de recursos de multimídia é dispensável e opcional.

A maioria dos profissionais, 87%, não concordaria. Acreditam que, apesar de o investimento ser maior, os melhores cursos de e-Learning empregam uma variedade de recursos de multimídia, exercícios e simulações interativas. Dentre os que concordariam com a afirmação, 8% alegam que é possível ter ótimos cursos mesmo utilizando pouquíssimos recursos multimídia. Outros 5% acreditam que, além do alto investimento, esses cursos demandam um tempo muito maior para produção.

A pesquisa revelou que 59% das organizações dão muita importância ao trabalho do endomarketing e acompanhamento à implantação do treinamento via e-Learning, enquanto 33% consideram de média importância e apenas 8% opinaram ser de pouca importância.

Nesta fase, o objetivo foi identificar qual o maior inibidor para a transformação de um curso presencial em e-Learning.

A pesquisa mostrou que o orçamento é o maior inibidor na hora da contratação do recurso (56%). Atualmente, o segundo maior inibidor é o planejamento instrucional com o cliente, com 29%. O tempo de implementação vem em seguida, com 15%.

79% consideram necessário contratar uma empresa especializada para desenvolver cursos on-line através de softwares de sua autoria. Apenas 21% acham desnecessário.

Foi constatado que a preocupação das organizações está mais concentrada na qualidade do conteúdo, já que 72% preferem investir no desenvolvimento de conteúdo, enquanto 28% preferem um LMS de ótima qualidade.

2. Resultados

2.1 Qualidade dos cursos no formato e-Learning

- 57% dos participantes acham boa a qualidade dos cursos no formato e-Learning
- 22% consideram regular;
- 16% consideram ótima.

E-Learning01

2.2 Melhorias nos cursos e-Learning

- 52% dos pesquisados indicaram os aspectos didáticos (recursos motivacionais, carga informacional, etc.);
- A opção "Maior utilização de recursos multimídia" recebeu 20%;
- As características da interface (meios disponíveis para conduzir o usuário, conservação da interface em diferentes contextos, help on-line, etc.) foram apontadas por 18% dos profissionais.

E-Learning02

2.3 Os recursos de multimídia são dispensáveis e opcionais?

- Para 87% os recursos multimídia são indispensáveis;
- 8% acreditam na possibilidade de conseguirem bons cursos com poucos recursos multimídia. Confira o gráfico detalhado:

E-Learning03

2.4 A importância do endomarketing e acompanhamento à implantação do treinamento via e-Learning

- 59% das organizações dão muita importância ao trabalho do endomarketing;
- 33% consideram de média importância;
- Apenas 8% opinaram ser de pouca importância.

E-Learning04

2.5 Maior inibidor para transformar um curso presencial em e-Learning

- O orçamento vem em seguida, com 56%;
- O maior inibidor é o planejamento instrucional com o cliente, com 29%;
- O tempo de implantação foi apontado por 15%.

E-Learning05

2.6 Equipe especializada para desenvolver cursos on-line através de softwares de autoria

- 79% consideram necessário contratar uma empresa especializada para desenvolver cursos on-line através de softwares de sua autoria;
- Apenas 21% acham desnecessário.

E-Learning06

2.7 Maior investimento em LMS ou em desenvolvimento de conteúdo?

- 72% preferem investir em desenvolvimento de conteúdo;
- 28% preferem um LMS de ótima qualidade.

E-Learning07

 

selo

 

 



Divulgado em 06-10-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário