Tenho em minha história de vida, e de formação profissional, algumas vivências em EAD, iniciadas no final da década de 60, de forma intuitiva e sem a consciência de que se tratava dessa forma de ensino, pois ainda era criança. E nessa época eu ouvia atentamente as transmissões de programas educativos pelo rádio, como o projeto MOBRAL e Projeto Minerva. Ainda me maravilhava com aquele universo de luzes que as válvulas do enorme aparelho de rádio e toca-discos que meus pais possuíam, e ficava em local de destaque na sala de estar da nossa casa. Assim, nos deliciávamos também com os programas de humor e as radionovelas transmitidos, numa época em que a televisão ainda não era realidade na nossa cidade. E, desse modo, aprendi muitas coisas sobre diversos assuntos tratados nas "matérias" ou "disciplinas" transmitidas. Sempre fui muito curioso em aprender um pouco de tudo no mundo.
Avançando no tempo, já no final da minha adolescência, estudei os dois primeiros anos de Engenharia na Escola de Engenharia de Lins-SP. Desisti para me dedicar somente ao desenho, e fui cursar Educação Artística com Habilitação em Desenho na Faculdade "Auxilium" de Filosofia, Ciências e Letras de Lins-SP. Para ampliar minhas possibilidades de aprendizagem, dediquei-me em fazer alguns cursos por correspondência pelo Instituto Universal Brasileiro, na década de 80, como o Curso de Desenho Artístico e Publicitário, que considerei excelente, pois potencializou minhas habilidades de desenhista que eu já desenvolvia desde a infância e era o foco do meu curso, o que me proporcionou obter êxito pessoal e profissional, pois graças a esse aprendizado, iniciei minhas atividades profissionais como desenhista em uma gráfica, onde procurei relacionar minha teoria com a experiência e a prática na produção gráfica, conhecendo as tecnologias dos equipamentos e processos de impressão em tipografia e offset.
Fiquei tão animado com os resultados que resolvi fazer também os cursos de Desenho de Plantas para Construção e o Curso de Mestre de Obras, só para garantir um conhecimento mais profundo sobre a área de Construção Civil, pois montei um escritório e pedi demissão na gráfica onde trabalhava, para começar a vender meus serviços sob encomenda, tanto para a gráfica e seus clientes como para um Escritório de Engenharia, onde eu atuei como desenhista de Projetos Hidráulicos e de Plantas para apresentação. Isso tudo ocorreu entre 1982 e 1988. Foram bons tempos.
Já na década de 90, retornei à minha cidade de origem, Corumbá-MS, onde continuei dedicando-me ao uso intenso dos recursos tecnológicos disponíveis na época como suporte ao desenvolvimento pessoal e profissional. Com o início da implantação da internet, em 1995, comecei a ter contato com e-learning, ainda que de forma intuitiva mesmo, através de pesquisas e descobertas que a novidade proporcionava na época. Graças a essa predisposição em aprender e buscar relacionar, ampliar os conhecimentos e experiências, que adquiri sólidos conhecimentos no uso de sistemas operacionais, aplicativos e uso de recursos assistidos por computador.
Atualmente possuo alguns Blogs que, no início eram como hobby, mas hoje utilizo com fins profissionais, graças a uma certa fama e confiança adquirida ao longo dos anos como professor e como profissional no uso dos recursos tecnológicos em diversas áreas do conhecimento e da comunicação.
Já construí alguns websites, sendo o que se tornou um ícone na região de Corumbá, foi a rede social CorumbaNet, hospedada no NING, durante dois anos e meio, e que, infelizmente, foi desativada devido as políticas de acesso implementadas pelos novos administradores daquela plataforma de redes sociais, que tornaram inviável a manutenção dela. Também sou participante assíduo, e de longa data, de grupos de discussão na rede, sendo o HelpOnLine, um dos grupos em que mais atuo devido sua característica de construção de conhecimento coletivo através das experiências dos participantes no uso das tecnologias.
Também sou associado à ABED - Associação Brasileira de Educação à Distância, e por meio dela tive oportunidade de participar de diversos eventos online o que ocorreu no ambiente Second Life, em 3D, onde pude conhecer e ampliar as possibilidades de aprendizagem utilizando novas ferramentas de interação no universo virtual 3D.
Em 2007, quando iniciei minhas atividades na Universidade Uniderp Interativa (Atualmente Universidade Anhanguera Uniderp Interativa), eu utilizei como ferramentas interativas para complementar as atividades desenvolvidas pela instituição grupos de discussão criados utilizando os recursos fornecidos pelo Google (Groups, Docs, Agenda, Sites, Gmail e Bloger). Desde então, tem sido possível ampliar as experiências presenciais e a distância com os acadêmicos do Curso de Pedagogia onde eu estive como Tutor Local até o mês de julho de 2011.
Pretendo, com esse breve relato sobre minhas experiências, me apresentar e me colocar à disposição para conversas e discussões sobre as questões que envolvem a aprendizagem em ambiente assistido por tecnologias de informação e comunicação, tanto na modalidade presencial como nas modalidades semi-presencial e à distância.
Tenho alguns Blogs, cujos links disponibilizo para que conheçam um pouco mais das minhas atividades de blogueiro nas horas de folga:
Um grande abraço, e visite sempre!