UBUNTU 11.10 - Oneiric Ocelot - Faça o download agora!

domingo, 2 de outubro de 2011

"É possível ter ensino a distância de qualidade"

Notícia publicada na edição de 18/09/2011 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 004 do caderno E - o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.


Mesmo trabalhando dentro de uma universidade pública, Micaela Deyust dos Santos Pincinato, 38, prefere a educação a distância para se aperfeiçoar profissionalmente. Graduada e mestre em Letras, Micaela quis fazer faculdade de pedagogia para complementar os estudos com um futuro doutorado na área. Ela dava aulas de português aos ensinos médio e superior em Jundiaí e, em 2009, passou no vestibular. "Eu queria ampliar meus conhecimentos. Mas, para mim, era impossível fazer um curso presencial tradicional e também estava descartada a possibilidade de fazer algumas matérias e ficar me alongando no curso. Ao mesmo tempo, eu tenho um filho de 5 anos e não queria me ausentar em casa. Precisava estudar sem desestruturar a minha vida familiar", conta.

Micaela está em Sorocaba desde 2010, quando ocupou o cargo conquistado em concurso público de secretária executiva da Ufscar. "Hoje há a possibilidade de encaixar a pedagogia com a área administrativa, basta mudar o projeto do doutorado. Ter me afastado da sala de aula me fez refletir ainda mais sobre a prática que eu realizava lá atrás. Precisei me distanciar para renovar", explica.

O polo presencial de Micaela é em São Carlos, mas ela preferiu não alterar para Sorocaba por motivos particulares. "Tenho familiares lá e sempre que tenho alguma atividade presencial, aproveito para revê-los."

Como já teve uma vida universitária graças à faculdade de Letras, ela não sente falta de vivenciar contatos sociais com os colegas do grupo. Mesmo porque, Micaela defende a existência de uma vida social virtual. "É até mais fácil conhecer as pessoas mais profundamente no mundo virtual. A gente acaba tornando laços mais fortes", defende.

Micaela se diz apaixonada pelo ensino a distância, mas não ignora os contrapontos da modalidade. "A pessoa tem que ser mais disciplinada porque está estudando em casa sozinha. Ao mesmo tempo que tem um tutor exigindo as atividades, você está sozinho, com sua vida rotineira em casa e no trabalho, o que pode te impedir a rotina de estudo. Por isso, por mais que bata o cansaço, precisa levar muito a sério. Certos mitos da educação a distância precisam acabar. É possível ter ensino a distância de qualidade", finaliza.

Fonte: Samira Galli, Jornal Cruzeiro do Sul
Publicado em 18-09-2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário